top of page

De que eu tenho fome... de que eu tenho sede...



A Campanha da Fraternidade deste ano de 2023 traz-nos como reflexão o tema da fome com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer!”, tirado do capítulo catorze do evangelho da comunidade de Mateus.


O Grito dos Excluídos e Excluídas de 2023 reafirmando a vida em primeiro lugar, na sua vigésima nona edição, coloca-nos uma questão vital: “Você tem fome e sede de que? ”


Falando de fome, eu diria que tenho fome de uma democracia verdadeira, em que realmente o poder de decisão esteja nas mãos do povo, dos pequenos, dos periféricos, daqueles e daquelas que são considerados escórias do nosso mundo egocêntrico, neoliberal, dos jovens, dos pobres, dos pretos que habitam os subterrâneos das masmorras que constituem nossas periferias urbanas e existenciais, autênticos campos de extermínio e máquinas que moem corpos e matam vidas inocentes.


Falando de fome eu diria que minha fome sonha com uma economia ao serviço da vida, a de Francisco e Clara, onde se respeitam e valorizam as culturas e os saberes. Onde todos e todas têm direito a terra, teto e trabalho, e onde o egoísmo se transforma em ecocentrismo, fortalecendo a ecologia integral e o cuidado com a Pacha Mama, Mãe Terra, casa comum de todos os seres que povoam o universo.


Tenho também sede, sede de justiça capaz de reconhecer a plena cidadania dos povos nativos, de respeitar suas terras, rios, mananciais, culturas, saberes, credos, e suas cosmovisões. Tenho sede de rios e lençóis aquíferos sem poluição, de nossos biomas em sua integridade e do respeito de sua biodiversidade. Tenho sede de uma sociedade e convívio onde a diversidade, a pluriculturalidade, plurietnicidade, são valores e riquezas, e onde o diferente dá plenitude ao nosso ser e existir.


Tenho fome e sede de relações fraternas e solidárias, onde não tem espaço para armamento, militarismo, medo, suspeita, violência do estado, milícias, encarceramento em massa e onde se constrói junto e com responsabilidade o bem viver, a terra sem males, o mundo sem cárceres, a civilização do amor e como afirma Francisco: FRATELLI TUTTI, o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão e irmã, tanto quando está longe, como quando está junto de si». Fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita. Enfim a minha sede e fome e de outro mundo fraterno e amigo, um mundo possível porque sonhado e buscado juntos.



Gianfranco Graziola, Missionário da Consolata, Assessor Teológico da Pastoral Carcerária Nacional

56 comentários


linda WU
linda WU
há 4 dias

Road America always delivers top racing action and great venue access for fans navigating various categories of wheelchairs. Proud to see Grosjean bringing home a solid P7 for the team!

Curtir

Khurram Shahzad
Khurram Shahzad
08 de jul.

Excelente reflexão sobre solidariedade, justiça e esperança para construir uma sociedade mais humana e fraterna. Conteúdos como este inspiram mudanças positivas e valorizam o bem comum. Depois de conferir a loteria de hoje, também gosto de ler artigos que promovem consciência e união.

Curtir

manny mika
manny mika
02 de jul.

The journey of changing perceptions and building a dream world is similar to playing the game Run 3—we must constantly move forward, skillfully navigating the chasms of separation and the voids of indifference to reach a larger, freer, and more connected space. A profound and incredibly meaningful comment!

Curtir

toootaa1210c
17 de jun.

Mình có lần lướt đọc mấy trao đổi trên mạng شيخ روحاني thì thấy nhắc nên cũng tò mò mở ra xem thử cho biết. Mình không tìm hiểu sâu جلب الحبيب chỉ xem qua trong thời gian ngắn để quan sát bố cục جلب الحبيب cách sắp xếp شيخ روحاني các mục và trình bày nội شيخ روحاني dung tổng thể. Cảm giác là các phần được trình bày khá gọn, các Berlinintim mục rõ ràng nên đọc lướt cũng không bị rối Berlinintim với mình như شيخ روحاني vậy là đủ để nắm tin cơ bản rồi. جلب الحبيب

😍

Curtir

Poor Bunny game
Poor Bunny game
29 de mai.

Thank you for sharing! Poor Bunny 

Curtir
bottom of page